Atualmente com o cerco cada mais acirrado contra a emissão de poluentes na atmosfera, os veículos diesel são obrigados a passar por inspeção para garantir a rodagem sem poluição,. Portanto o sistema de injeção precisa estar em essencial equilíbrio em seu conjunto, garantindo bom desempenho do motor, economia de combustível e baixo nível de gases tóxicos.
Bombas Injetoras
Análise, diagnóstico, reparo e testes [ sincronismo – débito de combustível a diversas rotações – curso da cremalheira em milímetros – atuação do LDA – débito de partida – limite de rotação – avanço e pressão de transferência ] de bombas injetoras, aplicadas em todos os veículos da linha diesel existente no mercado atual, até motores de equipamento agrícola, industrial e marítimo. Laboratório Diesel equipado com moderna tecnologia e ferramental especializado para atender a demanda. Equipe técnica especializada e treinada nos fabricantes Bosch, Delphi e outras.
O que é a bomba injetora ?
A bomba injetora é um dos principais componentes do sistema de alimentação dos veículos diesel. Ela é a responsável por gerar a pressão necessária para a injeção. Envia o combustível através de tubos de pressão aos bicos injetores que injetam o combustível na câmara para que ocorra a combustão. O sistema de injeção envolve : tanque de combustível, filtro de combustível, bomba alimentadora de combustível, bico injetor, tubos de pressão, regulagem de rotação e regulagem de inicio da injeção. Os processos de combustão no motor diesel, dependem principalmente da quantidade e da maneira como o combustível é levado para a câmara de combustão.
Quais os benefícios de mantê-la regulada ?
Sua regulagem dentro dos padrões dos fabricantes, aplicadas aos veiculos, acarretará uma melhor eficiência e desempenho na vida útil do motor, sua harmoniosa utilização gerará a economia do combustível, reduzindo a emissão de poluentes e preservando o meio ambiente.
Quais os tipos de bombas injetoras ?
Com o desenvolvimento e modernização dos veículos diesel,também as bombas injetoras foram aperfeiçoadas cada vez mais para atender as aplicações da injeção diesel.
Os seguintes sistemas de injeção correspondem aos atuais níveis tecnológicos:
• Bomba Injetora em linha (PE), com regulador mecânico ou eletrônico e, quando necessário, avanço de injeção.
• Bomba Injetora em linha com bucha deslisante (PE), com regulador eletrônico, no qual o inicio da injeção pode ser modificado livremente mesmo sem avanço de injeção.
• Bomba Injetora monocilíndrica (PF)
• Bomba distribuidora (VE) com regulador mecânico ou eletrônico e avanço de injeção integrado
• Bomba distribuidora de pistões radiais (VR)
• Sistema de pressão modulada Common Rail (CR)
• Conjunto UIS Sistema de Unidade Injetora
• Conjunto UPS Sistema de Bomba Unitária
• Bombas Rotativas DPA, DPS, DP200, DPC, DPCN, DP210
Bico Injetor
Os bicos injetores são componentes de extrema precisão, responsáveis por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor.
Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. Em conseqüência, se obtém mais economia de combustível com menor emissão de gases poluentes.
Os modernos motores diesel estão equipados com bicos injetores que devem injetar combustível sob pressões e temperaturas elevadas, tudo para que o veículo obtenha a maior potência possível. A combustão deve ser o mais completa possível, para que os gases não contaminem o ar.
Os bicos injetores Bosch são produzidos dentro dos mais rigorosos parâmetros de fabricação e obedecem ao mesmo padrão de qualidade mundial Bosch, em qualquer parte do mundo.
Bicos Injetores Bosch
Características - Vantagens - Benefícios
• Precisão dos orifícios de injeção, pulverização perfeita combustão completa
• Superfície com adição de cromo, maior durabilidade menos gastos com manutenção
• Vedação total na linha interna de contato, maior vedação interna não goteja; economia de combustível
Reparo para porta-injetores de 2 molas
Atendendo às necessidades do mercado, a Bosch lançou o reparo para conjuntos porta-injetores de 2 molas, oferecendo um kit que garante a qualidade e o desempenho originais do sistema de injeção, sem afetar os níveis de emissões de poluentes do motor.
O Kit de Reparo é constituído por:
Bucha-guia Disco intermediário Bico injetor Estas peças são criteriosamente selecionadas e montadas em forma de kits, que devem substituir por completo as peças antigas do conjunto porta-injetor. Só assim pode-se garantir a qualidade original dos produtos, algo que os concorrentes não podem oferecer.
Pino de pressão
O pino para ajuste da pressão da segunda mola, porca-capa e demais peças necessárias a um completo reparo do conjunto porta-injetor também podem ser adquiridos separadamente.
IMPORTANTE!
O mercado oferece bicos injetores recondicionados ou reaproveitados a um custo inferior ao dos originais. Os bicos injetores recondicionados sofrem mecanização para "tentar" voltar às medidas originais, mas ao retificar a superfície da agulha, retira-se o recobrimento de cromo, o que reduz a durabilidade e prejudica a pulverização do combustível.
Qualquer material sofre fadiga, ou seja, possui sua vida útil, e quando se trata de prolongar a utilização de um bico injetor usado, arrisca-se a vida do motor.
Pode acontecer que um bico injetor recondicionado ou de má qualidade tenha a ponta rompida por fadiga natural do material. Em conseqüência, a ponta pode cair no pistão e danificar o motor.
Portanto, recomenda-se utilizar exclusivamente os bicos injetores originais Bosch.